domingo, 13 de setembro de 2009

skinning system - parte 02 armature draw modes

Como a próxima versão do Blender (2.5) está prestes a ser lançada, tentarei dispor dos tutoriais usando os recursos que ela utilizará. Para isso estou usando uma versão de testes que pode ser encontrada no site graphicall.org

Estas versões de testes possuem muitas limitações e pode ser que ao tentar usá-las você encontre certa dificuldade. Entretanto, é bom que nós começamos a nos acostumar com algumas das muitas mudanças que estão por vir quando do lançamento oficial.

Sobre isso, a equipe da Fundação Blender está de parabéns. A nova interface, unida aos novos recursos do software, está cada vez mais atraindo novos usuários de outras plataformas.

O Blender está se tornando universal - passando a utilizar nomenclaturas e atalhos que todos os demais programas semelhantes a ele já utilizam. Isto resulta que tanto os outros são atraídos para o Blender, quanto os que já são usuários do Blender sofrem um choque menor quando precisam por imposição de empresas aprender outra plataforma 3D.

Com a vinda de novos usuários a tendência é que passemos a ter cada vez mais um avanço no que se refere aos recursos disponíveis.


Mas... vamos ao que realmente interessa...

Este vídeo é sobre "Armature Draw Modes" e você pode encontrar mais informações no site da blender.org

Os objetos que contém os bones dentro do Blender são chamados de "Armatures". O nome bone só aparece quando estamos no Edit Mode (modo de edição). Para criá-los, basta acionar o atalho SHIFT A (nesta versão de destes o espaço não está funcionando para esta função). E para acrescentar ossos, use o atalho do EXTRUDE que é "E".

Como estamos falando do desenho do objeto, para alterá-lo precisamos usar os recursos que estão no ícone de objeto. Acompanhe o cursor do mouse.

Os desenhos dos bones são: Octahedral, Stick, B-Bone e Envelope

O desenho mais tradicional é também o mais reconhecido pelos usuários de outros softwares que é o octahedral. Ele é representado por uma forma octogonal (quatro faces em cima e quatro em baixo) e uma forma esférica que representa as joints (juntas) em suas extremidades.

Na verdade os nomes corretos são Head (cabeça ou parte superior) e Tail (parte inferior). É através das juntas que as rotações ocorrem.

A stick é apenas uma linha reta com pontos (para representar as juntas) em suas extremidades. Muito usada para facilitar a visualização quando há necessidades de sobreposição de bones numa mesma região.

B-Bone é abreviação de Boxe Bone (osso em formato de caixa). Ele bem útil quando há sobreposição de bones que estão exatamente no mesmo lugar e para aplicar a segmentação do osso em si o que altera a forma de mesclagem do osso com seu anterior ou posterior.

Envelope é utilizado para ampliar ou reduzir a área de atuação dos ossos na geometria de forma intuitiva e rápida.

Assista ao vídeo e confira a apresentação dos armature draw modes



Links relacionados
Como as "armatures" trabalham
Modos de desenho das "armatures"
Armature Envelopes
Mesh deform
Juan Pablo Bousa

2 comentários:

  1. olá.
    eu tive indicação do seu site atraves do grupo dos animadores.
    muito bom seu blog! muito obrigada por partilhar.
    na verdade eu mandei um super sos la, mas até agora, minha atual duvida ainda não foi sanada.
    seria possivel uma quick consultoria. =D

    ResponderExcluir
  2. agradeça ao grupo de animadores pela indicação, embora eu não saiba qual ele seria. Com relação à consultoria, fica até difícil responder, pois você não disse qual seria a dúvida.

    ResponderExcluir