quarta-feira, 29 de julho de 2009

Livro gratuito sobre o Blender 2.4


Seguindo a linha de divulgação do conhecimento... foi lançado o "Guia do usuário para Uso do Blender 3D aplicado a design".

O projeto é resultado da Graduação II em Design de autoria do aluno Bruno Maia de Andrade da UFPE orientado por Leonardo Augusto Gómez Castillo no segundo semestre de 2008.

Direcionado ao design, NÃO significa em momento algum que seja inútil às demais áreas. Tomei a liberdade de colar abaixo um resumo dos recursos disponibilizados no livro. Percebam que, de forma alguma, não são poucos.






  • Introdução
    Softwares Proprietários para design
    Software Livre aplicado a design
    O que é Blender?
    Recursos
    Como obter e Instalar o Blender
  • A interface
    Navegando na 3D View
    View Properties (Propriedades de
    visualização)
    Draw Type ou Modo de exibição
    Widget Control ou Gizmo
    Centro dos objetos
    O menu Snap
    O Salvando seus arquivos
    Editando Objetos
  • Modificando objetos no modo Edit
    Extrusão
    Extrusão Orgânica
    Seleção Avançada de Objetos, Vértices,
    Segmentos e Faces
    Adição de Objetos e refinamento na Edição
    Abrindo objetos de outros arquivos
    Duplicando Objetos
    Pivot dos Objetos
    Transformação precisa de objetos adicionados
    Precisão da grade
    Precisão milimétrica
    Espelhando Objetos
    Painéis e Funções: Buttons Window
    Câmera
  • Renderização
    Gerando a saída
    Camadas
    Face Cut Loop
    Knife
    Screw
    Hide e Separate
    Spin e Spin Dup
    Lattices
    Proportional
    Dupliverts
    Menu Specials
    Subdivide, Multi e Multifractal
    Merge
    Remove Doubles
    Reveal
    Select Swap
    Flip Normal
    Smooth
    Bevel
    Set Solid
    Modificador Subsurf: Nova vida para suas
    modelagens.
  • Modelagem de um frasco de perfume
    Modelagem de uma cadeira.
    Modelagem de uma taça
    Modelagem de uma caneca
    Curvas Para Logotipos
    Princípios Básicos para uso de curvas
    Perfis de Extrusão
    Modelando Logotipo da UFPE
    Textos No Blender
    Materiais e Texturas
    Espelhamento e transparência
    Colorindo o Logotipo da UFPE
    Iluminação de Cena
    Exercícios Avançados de Modelagem
    Modelagem de um Frasco de Xampu com Blue prints
    Modelagem de uma cabeça humana
  • Animação
    Princípios básicos para animação no Blender
    Animação simples de um logotipo
    Atalhos gerais para animação
    Timeline e NLA Editor
    Animação com curvas
    Mapeamento UV
    Modelagem de um carro
  • Partículas
    Os conceitos
    Modelagem de um sofá – Adicionando partículas estáticas.
    Cabelos
    Partículas Dinâmicas
    Física
    Soft Body
    Fluídos
    Apêndice: Guia de Atalhos do Blender

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