Seguindo a linha de divulgação do conhecimento... foi lançado o "Guia do usuário para Uso do Blender 3D aplicado a design".
O projeto é resultado da Graduação II em Design de autoria do aluno Bruno Maia de Andrade da UFPE orientado por Leonardo Augusto Gómez Castillo no segundo semestre de 2008.
Direcionado ao design, NÃO significa em momento algum que seja inútil às demais áreas. Tomei a liberdade de colar abaixo um resumo dos recursos disponibilizados no livro. Percebam que, de forma alguma, não são poucos.
- Introdução
Softwares Proprietários para design
Software Livre aplicado a design
O que é Blender?
Recursos
Como obter e Instalar o Blender
- A interface
Navegando na 3D View
View Properties (Propriedades de
visualização)
Draw Type ou Modo de exibição
Widget Control ou Gizmo
Centro dos objetos
O menu Snap
O Salvando seus arquivos
Editando Objetos
- Modificando objetos no modo Edit
Extrusão
Extrusão Orgânica
Seleção Avançada de Objetos, Vértices,
Segmentos e Faces
Adição de Objetos e refinamento na Edição
Abrindo objetos de outros arquivos
Duplicando Objetos
Pivot dos Objetos
Transformação precisa de objetos adicionados
Precisão da grade
Precisão milimétrica
Espelhando Objetos
Painéis e Funções: Buttons Window
Câmera
- Renderização
Gerando a saída
Camadas
Face Cut Loop
Knife
Screw
Hide e Separate
Spin e Spin Dup
Lattices
Proportional
Dupliverts
Menu Specials
Subdivide, Multi e Multifractal
Merge
Remove Doubles
Reveal
Select Swap
Flip Normal
Smooth
Bevel
Set Solid
Modificador Subsurf: Nova vida para suas
modelagens.
- Modelagem de um frasco de perfume
Modelagem de uma cadeira.
Modelagem de uma taça
Modelagem de uma caneca
Curvas Para Logotipos
Princípios Básicos para uso de curvas
Perfis de Extrusão
Modelando Logotipo da UFPE
Textos No Blender
Materiais e Texturas
Espelhamento e transparência
Colorindo o Logotipo da UFPE
Iluminação de Cena
Exercícios Avançados de Modelagem
Modelagem de um Frasco de Xampu com Blue prints
Modelagem de uma cabeça humana
- Animação
Princípios básicos para animação no Blender
Animação simples de um logotipo
Atalhos gerais para animação
Timeline e NLA Editor
Animação com curvas
Mapeamento UV
Modelagem de um carro
- Partículas
Os conceitos
Modelagem de um sofá – Adicionando partículas estáticas.
Cabelos
Partículas Dinâmicas
Física
Soft Body
Fluídos
Apêndice: Guia de Atalhos do Blender
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