A gente sempre costuma ouvir que em sua maioria os bons e principalmente os excelentes trabalhos desenvolvidos em 3D vêm acompanhados de um bom planejamento. Mesmo quando os resultados finais divergem do que era previsto inicialmente, estes trabalhos são espelhos (as vezes meio turvos) de toda uma sequência bem estruturada.
Há alguns dias eu disponibilizei os links de uma série de workshops da Blender Brasil que tratam do processo de feitura dentro de softwares 3D. Entretanto, quando seguimos o processo desde a origem, a parte que se refere aos softwares 3D torna-se apenas parte de um todo.
Foi pensando nisso que fiz o projeto de mestrado que fora concluído em 2007. Nele, procurei não prestar atenção em nenhum software específico, mas sim abranger o que é comum a todos e abordei aquilo que sempre achei essencial na profissão de um artista de animação, num artista que pretende seguir com 3D, que é o planejamento.
Deixo aqui, gratuitamente, o arquivo resultante de minha pesquisa para que possamos divulgar o conhecimento.
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