segunda-feira, 27 de julho de 2009

impressoras 3d em "coraline"

Na postagem anterior, referi-me às impressoras 3D como sendo um recurso há muito disponível no mercado. Um exemplo do que falo está presente no filme de animação em stop-motion "Coraline" (EUA-2009), com direção de Henri Selik.

Neste filme, além de criar as milhares de expressões faciais que eram trocadas através do replacement (substituição), a impressora fora usada para a criação das formas complexas que foram necessárias para o filme como a "água" que também precisa ser filmada quadro-a-quadro. O princípio é básico, as cabeças com as diferentes expressões eram modeladas em um software 3D e após a conclusão, eram, uma a uma, enviadas para a impressão. É a modelagem digital ajudando a arte do stop-motion.

Nos vídeos, dá para verificar alguns dos objetos criados com o auxílio da impressora 3D. Prestemos atenção ao local onde estes objetos são apresentados no primeiro vídeo - lá há dezenas e dezenas de pequenas caixas plásticas onde as partes (expressões, mãos, e afins) são guardados - e às próprias expressões disponibilizadas uma ao lado da outra no segundo vídeo (estas são justamente algumas das partes criadas com o auxílio da impressora 3D).






Links relacionados
Coraline
CG Society
IMDB
Impressoras 3D

Nenhum comentário:

Postar um comentário