quinta-feira, 24 de março de 2011

Como faço para usar o Blender com notebook?

Muitos são aqueles que me perguntam: Como é que eu faço para usar o Blender num notebook? Você que faz uso do Blender num desktop deve estar se perguntando o porque desta pergunta, não é? Bem, lembre-se que um número gigante de notebooks não possui o teclado numérico ao lado do teclado padrão de letras.

Devido a isso, os usuários sentem dificuldade de manipular as diferentes telas da 3D view sem ele. Estes vídeos abaixo é justamente sobre como amenizar o impacto da ausência do teclado numérico.


8 comentários:

  1. Olá, queria saber como eu mudo essa configuração no Blender 2.45! Obrigado

    ResponderExcluir
  2. No Blender 2.45 o que você procura está acima do Menu principal, onde tem File, Add, Timeline e afins.

    Para achar, posicione o cursor do mouse logo abaixo de uma destas palavras que o cursor do mouse deverá trocar para um formato de uma seta com duas pontas (uma apontando para cima e outra para baixo). Com o cursor neste formato acione o LMB (Botão Esquerdo do Mouse) e com o botão ainda acionado, puxe o mouse para baixo. Isso deve fazer com que um menu inteiro seja apresentado.

    Dentro dos comandos que forem exibidos, procure por "System & OpenGL" (sem as aspas)e clique sobre ele (System & OpenGL). Em seguida, procure o comando "Emulate Numpad" (sem as aspas) e clique sobre ele (Emulate Numpad).

    Isso deve funcionar.

    Abraço,
    Blender effects

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde gostaria de add arestas no meu projeto mas com o atalho de teclado r + nao add varias como poderia add varias se uma vez um tutorial que vi disse q e so segurar R e o botao de + mas nao da certo vc saberia como colocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara se tiver utilizando o notbook talvez seja esse o problema pq esto com o mesmo problema mas estou utilizando meu not.

      Excluir
  4. Eu não consigo mover a tela somente o objeto que fica no meio. O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruno,

    não sabemos se é o caso, mas se você estiver usando apenas o touch (o correspondente ao mouse nos notebooks) vai ficar difícil.

    O Blender, assim como a maioria dos programas 3D necessita de um mouse de 03 (três botões). Em 99% dos casos, os mouses atuais trazem o botão do meio como sendo aquela rodinha (chamada em inglês de scroll) na parte da frente do mouse) Se você já estiver com um destes mouses conectado ao notebook, para:

    - mover a tela, você precisa apenas acionar a tecla SHIFT e mantendo-a acionada, acionar também o botão do meio do mouse;

    - girar a tela, manter o botão do meio acionado e movimentar o mouse será suficiente;

    - ampliar e reduzir a visualização da tela, o botão do mouse (novamente o do meio) acionado em conjunto com a tecla CTRL e movimentando o mouse para a frente e para trás irá resolver.

    Esperamos que sirva

    Atenciosamente,
    Blender Effects

    ResponderExcluir
  6. Ola,baixei o blender e gostaria de ediitar uma abertura para retrospectivas,porem nao estou conseguindo..seguindo os passos que vi no youtube.Entao quando tento abrir ele abre uma pagina do blender...alguem pode me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  7. Tenho o blender no Notebook, toda vez que clico na tela ele fecha. Pq?

    ResponderExcluir