sábado, 5 de março de 2011

O Motion Trail já pode ser usado via add-on

Em momentos como estes é que tomamos um pouco da consciência do poder que é ter o Blender como um programa de código livre. Em pouco mais de uma semana o autor do script que possibilita usar o Motion Trail no Blender, Bart Crouch, disponibilizou o recurso via add-on. Em outras palavras, você já pode baixar e usar o recurso na sua versão do Blender 2.5x (o "x" é considerando todas as diferentes versões do Blender 2.5).

O que é que isso tem a ver com o Blender ser código livre? Tem que cada usuário dele torna-se um programador em potencial. Você não precisa necessariamente esperar que a Fundação Blender desenvolva o recurso. Qualquer usuário pode fazê-lo e disponibilizá-lo na net como fez o Bart Crouch. A ele o nosso obrigado.

Baixe o script aqui.  Veja como instalá-lo abaixo.

Quase todas as medidas necessárias podem ser feitas no painel de Adicionar-Ons dentro do Blender (veja imagem abaixo).



1. Baixe o script num local conveniente em seu computador.
2. Inicie o Blender e vá ao painel de add-ons. Este painel está localizado na janela de preferências do usuário, que pode ser acessado através do menu arquivo ou pressionando Ctrl + Alt + U.
3. Instale o add-on, pressionando o botão de instalação (número 1 na imagem acima). Localize a pasta que você salvou, clique sobre o nome do arquivo, "motion_trail_201.py" (sem as aspas) e depois sobre "Install add-on" (também sem as aspas).

E agora, como usá-lo. O vídeo abaixo mostra como usar o add-on e que você pode fazer com ele.


Links relacionados
Blog do Bart Crouch (ainda não tem material sobre o Motion Trail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário