segunda-feira, 20 de julho de 2009

workshop 03 da blender brasil - materiais e texturas

"Saber modelar é algo imprescindível em computação gráfica 3d. Porém, um modelo sem texturas, materiais e shaders bem trabalhados, permanece algo artificial e sem vida.

Os materiais e texturas, quando bem aplicados, tem a capacidade de dar vida a um modelo 3d e transmitir diversas sensações ao observador.

O conceito do trabalho determina o tipo de materiais e texturas que o modelo irá receber. Um modelo realista exige um trabalho extenso de pintura da textura, mapeamento uv muito bem feito, além de uma análise cuidadosa dos shaders aplicados ao material.

Personagens do tipo cartoon, que são mais simples, muitas vezes nem recebem texturas, permanecem apenas com as cores puras do material.

Cenas de ilustração técnica ou industrial podem receber materiais simples com texturas procedurais.

Cada caso exige um caminho diferente, com mais ou menos trabalho a ser realizado. Mas o resultado final do trabalho, sempre depende da criatividade do artista."

TEXTO EXTRAÍDO DO SITE DA BLENDER BRASIL

Clique em quaisquer links desta postagem para ver o workshop 03 da Blender Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário