domingo, 24 de outubro de 2010

Tutoriais em DVDs - Parte 05 (considerações)

O melhor que vejo nos tutoriais em DVDs é o acompanhar do desenvolvimento das diferentes etapas até chegar ao final. Os vídeos permitem que saibamos onde clicar, por exemplo. Acompanhar alguém fazendo visualmente através das telas capturadas em vídeo é melhor, ao menos para mim, do que que ficar lendo artigos ou tutoriais apenas em texto.

Por quê? Porque os tutoriais apenas em textos vem algumas vezes sem as indicações adequadas de para onde o usuário precisa sair, passar para chegar a algum resultado. Ou, em bom mineirês... donqueuvim, oncotô, pronqueuvô.


Outro fator que valorizam os DVDs é que alguns usuários aprendem a memorizar mais fácil quando chegam a resultados.

Fatores contra os DVDs, principalmente para que não comecemos a achar que eles são as salvações de nossas almas são:

* Preço - normalmente eles não possuem um valor baixo, girando em algo torno de 40 dólares (sem contar o frete que, em alguns casos podem sair mais caros que os próprios DVDs em si);

* Linearidade de aprendizado - em sua grande maioria os DVDs são baseados em projetos com objetivos bem determinados e os projetos, por vezes, deixam de abordar conhecimentos fundamentais para um bom desenvolvimento do usuário simplesmente porque aquele conhecimento não fazia parte do rumo escolhido para se atingir o objetivo traçado para o DVD;

* Abordagem superficial - Algumas vezes, visando a agilidade de apresentação do conteúdo no vídeo - algo perfeitamente legitimo se analisarmos a linguagem da mídia escolhida (videos gravados em DVD), os criadores dos tutoriais abordam os conceitos de forma simplória. Isto não significa que eles não saibam ou não queiram passar o conteúdo - mesmo porque alguns destes conteúdos precisariam de cursos inteiros de longa duração para serem devidamente ensinados -, mas serve para que o usuário saiba ao menos por onde começar a pesquisar o assunto.

É de extrema importância deixar claro que outras formas de ensino podem ser igualmente ou até mais eficientes do que os DVDs. Exemplo disto são os livros. Mas isso já é assunto para outras postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário