sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vegetação 3D

Postagem original retirada do link: http://3dvicio.blogspot.com/2011/09/vegetacao-em-3d.html. A postagem, entretanto, foi alterada para conter os vídeos que estão abaixo.

Essa é uma dificuldade que muitas pessoas tem e quando precisam acabam sempre recorrendo as mesmas bibliotecas de modelos. Então vou deixar aqui a dica de softwares específicos para criar vegetações realistas e personalizadas. 



Speedtree 



O speedtree é uma ferramenta que chama a atenção logo de cara por um único e pequeno detalhe, foi usado para fazer a vegetação do filme Avatar! Creio que só isso já basta para vender o produto, mas vamos lá descrever a ferramenta (hehehehe). O speedtree oferece 3 apps diferentes: 
- For Games: Permite trabalhar plantas procedurais ou ter resultados exatos feitos "a mão". Permite criar plantas realisticas ou estilizadas, ter controle de LOD, acesso a biblioteca de modelos e texturas... 
- Cinema: Oferece sistemas de modelagem procedural ou manual simples e rápida. Tem uma biblioteca de espécies e permite alterar e customizar texturas. Exporta a geometria em diversos formatos, inclusive as animações através de Point Cache, possui também um sistema incrível de simulação de dinâmica com colisão e quebras que usa o nvidia Physx (vídeos). 
- Studio: Essa versão é semelhante a Cinema, porém otimizada, não possui a biblioteca completa de modelos, não tem o sistema de "World Building", geometrias quadradas. 

Onyx tree


O onyx tree é uma ferramenta boa para criar plantas mais customizadas ele tem editores de plantas específicos para cada tipo: bamboo, folhosas, coníferas, flores, gramas e palmeiras. Para conexão com o max existem dois plugins o tree storm, que permite animar as arvores com dinamica de vento, permite criar variações aleatorias da planta, alterar a resolução e os detalhamentos da geometria... 
E o onyx2max que por enquanto só funciona completamente com a engine de gramas. 


Xfrog


O xfrog é um software para modelagem de plantas de forma proceural, permite trabalhar modelos complexos porem não tem conexão com 3ds Max, apenas com maya e cinema 4d, onde é passivel trabalhar animações complexas como o crescimento de uma arvore a partir da semente. Como curiosidade ele foi usado no filme Os incríveis da Pixar. 


Forest Pack Pro 



É um plugin para o 3ds Max que trabalha com sistema de biblioteca, podendo ser ela do próprio pacote ou customizada, o porém é que ele não possui sistema de modelagem de plantas. O foret pack é um sistema de ditribuição de geometria, tendo recursos avançados para animação, otimização, variação de tonalidades... O site Max Underground fez um ótimo review dessa ferramenta (acessar link). 


e-on Vue



O Vue oferece um conjunto de ferramentas completo para a criação e renderização de ambientes naturais excepcionalmente rico em detalhes e realistas, ele possui integração com o 3ds Max, Maya, LightWave, Cinema 4D e Softimage. Ele não possui um sistema de modelagem de plantas, mas tem um editor de plantas, a diferença é que você não poderá criar uma planta do zero dentro dele, mas as bibliotecas de plantas existente para ele são editáveis. Porém o vue é um software muito mais completo e não faz apenas plantas, você pode criar terrenos complexos e ultra realistas dentro dele. 


Multiscatter


O multiscatter não é um plugin para fazer plantas e sim para distribuir geometrias complexas (digamos que muita geometria). Ele trabalha com V-Ray e com Mental Ray. Utiliza um sistema de otimização de arquivos para ocupar menos espaço em disco, o que diminiu o tempo que o arquivo leva para ser carregado consequentemente acelera o processo. A característica mais interessante do MultiScatter é a geração rápida de uma matriz de objetos direita antes da renderização. Outro destaque é a capacidade do MultiScatter fazer upload e download a partir da memória do VRayProxy se for necessário. Isto permite a utilização de modelos poligonais complexos, sem perder produtividade e capacidade da memória RAM.

Links relacionados

4 comentários:

  1. "...foi usado para fazer a vegetação do filme Avatar! Creio que só isso já basta para vender o produto..."

    Comentário vago e incorreto. Vários estúdios diferentes trabalharam no filme, tenho colegas na Weta e alguns foram contratados especificamente para a modelagem e animação das plantas e sei que escreveram suas próprias ferramentas de L-systems em Houdini e Maya.

    Veja este paper sobre o assunto: http://ptakun.tmdag.com/eco_system/makeofplants_en_htm.htm

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário. Concordo com a sua opinião, Andz. Sei também que o próprio Vue da e-on também foi usado pela produção do Avatar.

    Da mesma forma que sei que as empresas de efeitos e animação, neste caso em particular, a Weta, cria, aperfeiçoa ou modifica recursos para suas produções.

    O que você disse do L-systems também está descrito neste outro endereço: http://www.cgsociety.org/index.php/CGSFeatures/CGSFeatureSpecial/avatar

    Entretanto, como disse logo no início deste, a postagem fora retirada do blog 3D Vicio. Quando iniciei a pesquisa para a publicação, vi que "tiagodmed" (que é quem assina as postagens) já havia feito uma publicação sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. Pena que, ao que parece, nenhum deles tem como ser usado no blender. Ou tem?
    Criar em 3dsmax ou maya para depois importar no blender não é muito prático.

    ResponderExcluir
  4. @Evandro Costa

    http://lsystem.liquidweb.co.nz/Home/tabid/117/Default.aspx

    ResponderExcluir