sábado, 3 de abril de 2010

Modelagem, UV, e textura num personagem completo no estilo mangá

Normalmente os nossos visitantes sabem o que é modelagem e textura, mas o UV cai na dúvida.

Para estes, a explicação mais fácil que tenho é que UV mapping (ou seja, mapeamento UV) é o processo no qual uma textura (2D) é aplicada numa superfície 3D. Quando o mapeamento ocorrre, o usuário cria uma CORRESPONDÊNCIA (que é o próprio mapeamento) de todos os vértices da superfície 3D numa área plana 2D. É como, por exemplo, nós arrancássemos a pele do objeto ou do personagem e a esticássemos numa mesa.

Se tivermos uma pele sobre uma mesa podemos pintá-la, certo? Pois bem, esta "pintura" é justamente a textura quem faz. Só que, no digital, nós podemos devolver esta "pele" que na verdade é a projeção UV pintada com a textura para a superfície do objeto ou do personagem.

Chama-se de mapeamento porque a correspondência dos vértices precisa ser feita de forma correta. Não é muito comum os usuários quererem ver olhos aparecendo na nuca dos personagens, por exemplo.

É importante dizer que nem sempre concordo com a utilização das muitas modelagens que aparecem no nosso blog. Entretanto, aprendi que também são muitas as pessoas que se satisfazem com estas modelagens que, para mim, para o meu uso, são inadequadas. Portanto,... dirvitam-se.





2 comentários:

  1. legal mas eu estou com uma duvida
    quando eu faso o mapeamento uv eu vou sauvar ele para virar uma imagem e texturizalo mas eu queria saber que programa usar para texturizar por que o ginp não e conpativel com meu pc
    blz..........................
    por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o Gimp não é compatível? Ele compatível com windows e linux!

      Excluir