segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Cientistas britânicos afirmaram nesta sexta-feira que um "número de Rapunzel" pode ter ajudado a resolver um problema que incomoda a comunidade científica desde que Leonardo da Vinci pensou sobre o assunto 500 anos atrás.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge e da Universidade de Warwick disseram ter projetado uma "equação da forma do rabo-de-cavalo", que, quando calculada usando o número de Rapunzel e uma medida da curvatura do cabelo, pode ser utilizada para prever a forma de qualquer rabo-de-cavalo.

Raymond Goldstein, professor de Cambridge, disse à Reuters que ele e seus colegas levaram em conta a firmeza do cabelo individual de uma pessoa, os efeitos da gravidade e a ondulação média do cabelo humano para produzir a fórmula.

Número de Rapunzel ajudaria a compreender estrutura de fibras. (Foto: Reprodução)Número de Rapunzel ajudaria a compreender estrutura de fibras. (Foto: Reprodução)

O número de Rapunzel fornece a razão necessária para calcular os efeitos da gravidade sobre o cabelo relacionado ao seu comprimento.

Os cientistas disseram que o trabalho deles tem implicações para o entendimento da estrutura de materiais feitos de fibras, como lã e peles de animais, e terá ressonância com os gráficos de computadores e a industria da animação, onde a representação do cabelo sempre é um desafio.

"Nossas descobertas estendem alguns paradigmas centrais da física estática e mostram como eles podem ser usados para resolver um problema que intrigava cientistas e artistas desde que Leonardo da Vinci escreveu sobre a forma aerodinâmica do cabelo em seus cadernos 500 anos atrás", disse Goldstein.

Um comentário:

  1. Fábio Biff

    Interessante.
    Só faltou divulgarem a fórmula hehehe

    ResponderExcluir