sábado, 6 de novembro de 2010

Radicalismos de software? Para quê?

Já perdi a conta das vezes que encontrei pessoas gastando suas salivas em defender o uso exclusivo de softwares livres. É um direito delas, claro, e como costumo dizer... Não concordo em nada com o que você diz, mas vou brigar até o último momento para que você tenha o direito de se expressar.

O que acho sobre o assunto é que o radicalismo não serve para nada. Desconheço até o momento uma única pessoa que seja que tenha passado a usar o Blender unica e exclusivamente porque ele é de código aberto - sei que há, mas eu não as conheço. Entretanto conheço uma boa quantidade de pessoas que passaram a usar o Blender porque ele realmente é bom.

Até brinco que, se todos os softwares livres fossem tão bons quanto o Blender não haveria espaço para programas proprietários de código fechado. Lamento muito que isso não ocorra.

Para verificarmos que nem mesmo o pessoal que é fã da Blender Foundation leva esta questão tão a sério, observe o ícone que aparece no vídeo abaixo que é um time-lapse de modelagem do personagem bandido do Jogo Sintel.


Se você não conseguiu identificar, olhe esta pesquisa do google.

Para quem não conhece o Zbrush, ele é um dos softwares mais reconhecidos por seus recursos de modelagem avançados e que se assemelham ao Sculpt Mode do Blender.

Ter usado o Zbrush não impede que tenhamos bons resultados.

O fluxo de trabalho usado para criar os personagens no jogo varia de modelo para modelo e muitas vezes inclui um pouco de vai-e-vem entre David e Noah. Geralmente, no entanto, David começa um personagem no Blender, criando algumas malhas muito simples. De lá, vai usar as ferramentas de escultura no Blender ou de exporta para o ZBrush. Eu uso as ferramentas para esculpir em bruto da personagem e tentar ter uma idéia do tipo de pessoa / animal / monstro que ele será. david costuma trabalhar com uma variedade de imagens de referência, a partir das quais tenta fazer as melhores partes.

Veja abaixo outra imagem do personagem

Links relacionados

Um comentário:

  1. Caro Arttur, pelo que ando lendo o jogo Sintel é um projeto Fan-Made, não é o pessoal da Blender Foundation que o faz e talvez seja esse o motivo do uso do Zbrush.

    ResponderExcluir