"Tears of steel" foi realizado com financiamento pelos usuários da ferramenta de criação 3D, o Blender. Um dos objetivos era melhorar e testar uma linha de produção completa, aberta e livre para efeitos visuais no filme. Outro objetivo foi fazer um filme de ficção científica convincente em Amsterdã, na Holanda
O filme em si, e todo o material-bruto utilizado para fazê-lo, foram liberados sob a licença Creatieve Commons Attribution 3.0.
Diferentemente dos outros open movies anteriores da Blender Foundation este traz a animação de efeitos com uso também de imagens de captação direta (live action). E, como de costume, a Blender e seus colaboradores que se empenharam para fazer o filme e produzir novo recursos para o programa estão demonstrando o forte poder que a plataforma possui.
FICHA TÉCNICA
Produção: Blender Institute
Produtor: Ton Roosental
Direção e Roteiro: Ian Hubert
Direção de Fotografia: Joris Kerbosch
Composição musical: Jorão Letwory
Interpretes: Derek Lint de, Sergio Hasselbaink, Rogier Schippers, Vanja Rukavina, Denise Rebergen, Jody BHE, Chris Haley
Equipe de produção: Andreas Goralczyk, David Revoy, Francesco Siddi, Jeremy Davidson, Kjartan Tysdal, Nicolo Zubbini, Rob Tuytel, Roman Volodin, Sebastian Koenig, Brecht van Lommel, Campbell Barton, Sergey Sharybin.
Financiamento de projetos: Blender Foundation, Holanda Film Fund, Cinegrid Amsterdam
Patrocínio Premium: Google
Principais Patrocinadores: NVIDIA, Hewlett-Packard Workstations, Camalot AV Services, BlenderGuru.
Abaixo você pode ver parte do processo de produção e, nos links relacionados, há mais material ainda sobre o "Tears of steel"
Visite o site tearsofsteel.org para saber mais sobre o filme ou para comprar a caixa de quatro DVDs com um monte de extras.
Links relacionados
E-shop da Blender Foundation (para você comprar o seu box de DVD)