sábado, 13 de agosto de 2011

Quer ser animador? Ouça as dicas dos mestres!

Postagem original obtida a partir do link: http://www.animatoons.com.br/disney/quer-ser-animador-ouca-as-dicas-dos-mestres/ Acessado em 13 de agosto de 2011.


Se você nutre o sonho de seguir uma carreira na animação ou no desenho, quem melhor que os gênios por trás de um dos maiores clássicos da Disney para ensinar o caminho certo? Com o lançamento da versão 3D de O REI LEÃO se aproximando, a Disney chamou os diretores do filme, Roger Allers e Rob Minkoff, o produtor Don Hahn e os animadores Mark Henn e Tony Bancroft (responsáveis pelo Simba filhote e pelo Pumba, respectivamente) para deixar alguns pequenos conselhos para quem está começando.

O resultado são essas doze dicas que você confere abaixo:

DICA UM: A PRÁTICA LEVA À PERFEIÇÃO…
O animador Tony Bancroft diz: “Você não vira um astro do futebol americano da NFL jogando uma vez só. Você tem que praticar e praticar e praticar. Se você quer se tornar um artista ou um animador, você precisa estudar arte o máximo possível. A prática realmente leva à perfeição!”

DICA DOIS: ESTUDE OS CLÁSSICOS…
O supervisor de animação Mark Henn diz: “Se você quer se tornar um musico, você tem que se sentar e ouvir muita música. Se você quer se tornar um animador, é importante se sentar e assistir a um monte de filmes animados. Estudar as animações clássicas da Disney como O REI LEÃO, DUMBO e A BELA E A FERA é uma ótima maneira de melhorar suas habilidades na animação.”

DICA TRÊS: DEIXE SUA IMAGINAÇÃO À SOLTA!
O co-diretor de O REI LEÃO Roger Allers diz: “Animação é um processo bem lento, então não é para quem é impaciente. Mas não se desencoraje. A animação leva um bom tempo mas é arrepiante ver algo ganhar vida. Eu amo animação porque você pode usar a sua imaginação. Você pode brincar, simular e inventar coisas, então deixe sua imaginação à solta!”

DICA QUATRO: COMPRE UM CADERNO…
O animador Tony Bancroft diz: “Se você quer melhorar na arte, compre um caderno e leve para todo canto. Desenhe sua família em casa, desenhe o cachorro no quintal ou vá ao zoológico e desenhe qualquer animal que você encontrar por lá. Você nunca sabe quando a inspiração vai bater, então leve isso com você o tempo todo.”

DICA CINCO: APRENDA O BÁSICO…
O supervisor de animação Mark Henn diz: “Se você quer ser um artista, trabalhe suas habilidades artísticas e tenha uma boa educação na arte. Até os filmes feitos por computador começam com um desenho ou uma pintura. Você tem que ter um bom senso de design, cor e perspectiva, então aprenda todo o básico e parta daí.”

DICA SEIS: EXPERIMENTE…
O animador Tony Bancroft diz: “Use qualquer coisa que puder para praticar e experimentar com animação e arte. Você não tem que desenhar o tempo todo. Por que não usar uma câmera em vez disso? Ou tentar fazer uma escultura? Experimente e tente métodos diferentes para descobrir em que você é melhor.”

DICA SETE: NÃO DESISTA…
O produtor Don Hahn diz: “Muita gente acha que ou você tem talento artístico ou não tem – mas não é bem assim. Ninguém nasce desenhando. Todo mundo tem algum talento artístico, mas você tem que afiá-lo e desenvolvê-lo. O negócio é aprender o seu ofício e praticar o máximo possível. Siga em frente e não desista!”

DICA OITO: VÁ PARA A INTERNET…
O animador Tony Bancroft diz: “Tem vários blogs ótimos de artistas na internet. Você não só vai poder se inspirar vendo grandes trabalhos, mas também vai notar que um monte de artistas revelam segredos deles. Eles revelam como fazem suas coisas, revelam seu processo e seus pensamentos. Já vi blogs fenomenais que educam e inspiram ao mesmo tempo. Vá para a internet e confira!”

DICA NOVE: USE DE TUDO…
O supervisor de animação Mark Henn diz: “Compre um kit de aquarela ou de pintura. Arranje um pouco de argila. Rabisque com alguns lápis de cera. Faça uns esboços com o lápis. Brinque por aí com algum giz. Use qualquer coisa que te estimule, mas não pare de praticar e divirta-se com a arte.”

DICA DEZ: NÃO GASTE DEMAIS…
O animador Tony Bancroft diz: “Muitas pessoas pensam, ‘Para ser um grande artista, eu vou ter que comprar um livro caro ou um programa de computador caro.’ Mas um lápis e um pedaço de papel já bastam. Apenas trabalhe com o que você tem.”

DICA ONZE: PEGUE UM LIVRO…
O supervisor de animação Mark Henn diz: “Tem um monte de livros ótimos por aí sobre animação e arte. Se você não tem dinheiro para comprá-los, não se preocupe… Vá à biblioteca e os estude lá!”

DICA DOZE: NÃO DEIXE O SEU SONHO MORRER!
O co-diretor de O REI LEÃO Rob Minkoff diz: “Há tantas oportunidades e tantas maneiras de se envolver com animação hoje em dia. Se você ama, é importante perseguir isso. Vá comprar um caderno, comece a desenhar, comece a animar e frequente as aulas de arte na escola. Não deixe o seu sonho morrer e nem deixe ninguém te dizer que você nunca vai conseguir ser um animador. Você consegue se tentar de verdade!”


Agora que você terminou de ler e está pensando: qual biblioteca pública tem os livros que eu gostaria de ler? Uma das respostas é: Biblioteca da Escola de Belas Artes da UFMG. Venha ler com a gente. Faça parte!

Não sabe quais livros procurar? Não tem problema, dê uma olhada neste outro site (quadro-a-quadro), também da UFMG. Lá, basta você clicar sobre o tema que você quer indicação de livro de animação. Os temas são: História, técnicas, referência, artistas, filmes, efeitos visuais que terá uma breve listagem de alguns dos melhores livros.

A Escola de Belas Artes fica na Av. Antonio Carlos, 6627 Pampulha em Belo Horizonte - MG. CEP 31270-901. Telefone: 31 3409 5262 

Um comentário: