quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Blender Guru - Recreate the StarCraft 2 Logo in Blender

Neste tutorial você vai aprender:
* Como usar efetivamente as area lamp;
* Como razer rapidamente o unwrap UV de um texto;
* Quando usar uma câmera ortográficas;
* Como imitar a iluminação complexa usando texturas.


Entediado? Passe para as diferentes partes!
06:37 - Parte 1: Modelagem
16:02 - Parte 2: Iluminação
24:40 - Parte 3: Materiais
37:12 - Parte 4: Composição



Links relacionados
Arquivo finalizado
Starcraft II

Blender Guru - Criando pôster motivacional

Neste tutorial você irá aprender:
* Como criar rapidamente milhares de pedras quebradas usando particle instances;
* Como realizar o unwrap de UV;
* Como criar uma textura de concreto rachado.




Links relacionados
Arquivo finalizado

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Virgílio Vasconcelos na UFMG

Encerrou-se no último dia 12 (quinta-feira) de Agosto de 2010 o concurso para Professor Auxiliar de animação 2D e 3D da Universidade Federal de Minas Gerais. O candidato Virgílio Vasconcelos (conhecido da comunidade Blender de todo o Brasil), foi aprovado em primeiro lugar.

Apesar da notícia ser do dia 12, existe um período no qual cabe recurso do concurso. Então, achei melhor aguardar. Como o prazo se encerrou ontem. Hoje vem a notícia para todos.

Agora resta esperar os trâmites burocráticos se resolverem para que o Virgílio possa realmente assumir o cargo. A você Virgílio, parabéns e seja muito bem vindo.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Storyboards Parte 10 de 10 - Ainda nas poses

Storyboards Parte 09 de 10 - Mais sobre as poses

Storyboards Parte 08 de 10 - Quantas poses para os personagens

Storyboards Parte 07 de 10 - Encenação para movimento

Storyboards Parte 06 de 10 - Interação entre personagens

Storyboards Parte 05 de 10 - O close-up

Storyboards Parte 04 de 10 - Encenação e Design

Storyboards Parte 03 de 10 - Quando cortar

Storyboards Parte 02 de 10 - Cena de panorama

Storyboards Parte 01 de 10 - Apresentando a cena

Ateliê II (pré-visualização através de storyboards) - como escolher o melhor ângulo e composição para a cena

Este semestre estou lecionando duas disciplinas bem interessantes do ponto de vista de elas serem bem complementares. Uma aborda a pré-produção de animação com foco na pré-visualização e outra é justamente a pós-produção.

E é aos meus alunos da disciplina de Ateliê II (pré-visualização) que dedico as postagens que estou fazendo sobre o desenvolvimento visual de um filme de animação.

Sugiro a esses mesmos alunos que façam uma visita às postagens que possuem a tag concept art.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Múltiplas formas de um personagem só (Reb-Nelb v08)

Já faz um pouco de tempo que um dos milhares de colaboradores do Blender criou um personagem que pode ser convertido rapidamente em outros com um mínimo de esforço.

Agora, o mesmo colaborador - desculpe-me, o seu nome é Daniel Martinez Lara - aperfeiçoou o mesmo personagem e o disponibilizou, mais uma vez, para download.

Veja abaixo os vídeos que demonstram o personagem (primeiro a nova versão que é para o Blender 2.53 e em seguida a versão original)







A escola de animação on line Animation Mentor desenvolve uma idéia semelhante, só que nesse caso, para ser usado no Maya (da Autodesk) com o personagem Bishop que agora está em sua nova versão. Abaixo também vai uma amostra do trabalho da Animation Mentor.



Links relacionados
Daniel Martinez Lara (Pepeland)
Download do Reb-Nelb v08

Boa animação 3D de personagens 2D

Muitas foram e ainda serão as vezes que personagens de desenhos animados consagrados no 2D tornaram-se quase que aberrações visuais quando "adaptados" para a animação 3D. A "moda" do tridimensional ainda tem feito com que alguns produtores vejam nessa forma de visualização uma nova forma de ganhar dinheiro fácil.

Há alguns anos os estúdios da Disney fecharam e demitiram todo o pessoal de animação 2D com base num pensamento semelhante: de que os espectadores só queriam ver coisas em 3D nas telas do cinema e da televisão.

Felizmente a Disney voltou atras e tornou a produzir com o 2D (ainda sem que consiga refazer a trajetória de grandes sucessos como "O Rei Leão"), mas já é um retorno.

Outros estúdios de animação tem feito trabalhos em 3D com nomes que todos nós já ouvimos falar. Personagens como Zé Colméia, Garfield, Scooby Doo, Popeye e os mais recentes, Smurfs têm dado as caras em filmes de qualidade visual e de estéticas com eficiência duvidosas se comparadas com seus correspondentes bidimensionais.

Entretanto, mesmo com já citados insucessos visuais, alguns conseguem se destacar por conseguir uma boa adaptação de seus estilos com a profundidade de campo tridimensional. Abaixo está um bom exemplo do que falo. Observe.

Vamos Pintar (Parte 03)







Links relacionados
Vamos Pintar (Parte-01)
Vamos Pintar (Parte-02)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pré-visualização (parte 01)

Desde pequeno queria trabalhar com efeitos especiais e com animações e quando finalmente tive a oportunidade de trabalhar numa produtora de animação percebi que as coisas não eram tão bem planejadas e, consequentemente, perdíamos muito tempo fazendo alguns serviços que, depois eram perdidos.

Desde então passei a me dedicar a planejar o meu serviço. foi com este intuito que me dediquei a pesquisar os recursos que estão disponíveis para que tenhamos o mínimo de perda de tempo e de dinheiro durante a produção.

Dediquei-me tanto a isso que minha pesquisa de mestrado foi dedicada a isso. Quando a conclui, no final de 2007, o assunto ainda era encarado como uma novidade, apesar de já existir desde quando a animação ensaiava os primeiros storyboards.

Hoje já existe inclusive sociedade de pré-visualização e, como sempre, há também aqueles que tentam levar o mérito de criação do termo ou de seus mais recentes recursos digitais.

Política de direitos autorais ou propriedades intelectuais à parte, o que importa é que desde que passei a estudar seriamente o assunto, percebi no momento atual a maior organização e melhor fluxo de trabalho (workflow) já existente no ramo.

A pré-visualização juntamente com todos os seus recursos - e não são poucos - é capaz de baratear e tornar possível muitas das cenas mais complexas que vemos hoje nos filmes. E não se confundam, apesar de o vídeo abaixo dizer que faz uso quase sempre de recursos computacionais em terceira dimensão ela também pode ser tão simples quanto um desenho.

O vídeo baixo apresenta alguns dos responsáveis pelo aperfeiçoamento e também algumas técnicas disponíveis para tornar a pré-visualização o melhor recurso do planejamento audiovisual. Acompanhe.

Distorção de lente em um minuto

Tutoriais da Blender 3D Design Course

O site da Blender Design Course disponibiliza vários tutoriais em vídeo, PDF que podem auxiliar aqueles que querem aprender um pouco mais sobre os recursos disponíveis no Blender.

Se você se interessa em vê-los e ainda pretende aprender algo da versão estável atual do Blender (2.49.2 também conhecida como a versão 2.49b) corra, pois no dia 01 de setembro todo o material referente a essa versão será removido do site.

Para acessar o site da Blender 3D Design Course basta clicar aqui.

Haus & Gross VFX Reel



Links relacionados
Haus & Gross

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Vamos Pintar (Parte 02)

O sistema permite "pintar" as texturas com outros objetos animados ou partículas. A “tela” pode ser qualquer objeto com malha e ele ainda pode estar animado. Também épossível especificar cores para os objetos pintores. O resultado do efeitos será guardado como uma seqüência de imagens que podem ser usadas como textura para produzir efeito desejado.

Vale lembrar que o projeto ainda está em fase inicial, então temos realmente que aguardar








Links relacionados
Build e códigos de test para download
Tutorial sobre o funcionamento do Mesh Paint
MiikaH’s blog
BlenderArtists Thread

Vamos Pintar (Parte 01)

A cada semana de pesquisa que realizo sobre os recursos dispnibilizados ou em desenvolvimento para o Blender, tenho agradáveis surpresas. Muitas destas boas surpresas eu disponho aqui para compartilhar com vocês. Os mais recentes achados das últimas semanas são bons exemplos disto.

A que trago agora não foge ao que fora narrado acima. Acompanhe.

Uma das tarefas mais demoradas para alguns animadores é o de ter que alterar a superfície de um objeto quando estes entram em contato físico com líquidos ou quaisquer outras substâncias que, na vida real, deixariam um rastro, como uma tinta que caísse sobre algum objeto, por exemplo.

Tarefas demoradas como a de cima parecem estar com os dias contados diante do que fora apresentado no forum da Blender Nation. Observem abaixo.





Forma rápida de acrescentar canais de textura no Blender

VPaint source image screencast

Vejam o que vem por aí:




O código do programa ainda não foi implementado porque precisa ser limpo ainda, mas está no caminho certo.