sábado, 6 de fevereiro de 2010

20 anos de Adobe Photoshop

Perdoem-me os fãs e adeptos da exclusividade de uso do software livre, mas mesmo que eu fosse um de vocês esta postagem iria existir pela sua relevância. Todos aqueles que tenho conhecimento que trabalham na área da computação gráfica e muitos daqueles que não tem nada com a área já usaram ou, no mínimo, ouviram falar do Adobe Photoshop ou Photoshop ou ainda PS (como muitas vezes é citado nos chats).







No dia 10 de fevereiro, quarta-feira, o programa gráfico de maior fama nacional e talvez mundial completa a sua segunda década de existência. Lançado ainda em disquete (para as mais novas gerações que talvez nem mesmo saibam que isso chegou a existir, ao lado está uma foto) pelos irmãos Thomas Knoll, John Knoll (este último famoso por trabalhar com efeitos especiais para o cinema através da empresa Industrial Light and Magic, ILM, de George Lucas), e por Steve Guttman e Russel Brown, o software veio a se tornar febre mundial e hoje sinônimo de imagem manipulada digitalmente.

É fácil encontrar espalhadas na internet ou mesmo fora dela imagens que, para ganharem credibilidade, são anunciadas como sem manipulação no Photoshop. Isto porque alterá-las tornou-se mais fácil depois dos recursos disponibilizados pelo software. Sua importância e qualidade de recursos é principalmente demonstrada pelos próprios concorrentes que muitas vezes o imitam para conseguir ampliar os próprios mercados.

Do singelo programa que era armazenado em disquete restou evoluir. Nem sempre para algo realmente bom. As versões completas e mais recentes necessitam de um tempo exarcebado para instalar e de um alto grau de processamento dos computadores onde forem instaladas.



Estrela maior da empresa que o comercializa, a Adobe, o Photoshop veio se aperfeiçoando durante os anos até ultrapassar a sua aplicação inicial de trabalhar exclusivamente com imagens bidimensionais estáticas. Hoje ele abre e auxilia na manipulação de arquivos de vídeo e objetos tridimensionais e se subdividiu em diferentes produtos com também diferentes público-alvos: Adobe Photoshop CS4, Adobe Photoshop CS4 Extended e Adobe Photoshop Lightroom.












Recentemente afetado pela crise financeira mundial, a Adobe entrou numa campanha junto ao maior sucesso de arrecadação de todos os tempos da história do cinema: Avatar. Este vídeo infelizmente só é visível dentro do Facebook através do link http://www.facebook.com/video/video.php?v=544200795319&ref=nf

Se você possui perfil no Facebook e ficou curioso, dê uma olhada. Parabéns a ele pelo sucesso e pelos bons recursos.


Links relacionados:
Adobe
Família Adobe Photoshop
webdesigner depot

Nenhum comentário:

Postar um comentário