O MARI é um sistema de pintura de projeção desenvolvido pelo departamento de pesquisa da The Foundry (mesma fabricante do programa de composição Nuke) e o departamento de texturas da Weta Digital.
O sistema começou a ser desenvolvido após a luta que a Weta teve quando produziu King Kong e, para evitar que os mesmos ocorressem em produções posteriores, como Avatar, por exemplo.
Desenvolvido para suportar uma resolução total de até 30K (um "K" equivale a 1024 linhas de resolução) divididos em várias camadas de imagem. O primeiro teste do sistema foi realizado com mais de treze meses depois do início do projeto de desenvolvimento do MARI no "cavalo" do filme Avatar. a maior parte do programa, aliás foi desenvolvido para satisfazer as necessidades de produção do filme Avatar.
Algumas imagens são realmente impressionantes. O site FX Guide disponibiliza alguns vídeos em HD que demonstra a qualidade alcançada pelos artistas nos detalhes das texturas utilizadas em Avatar. Abaixo estão os links deles.
Textura de metal
Personagem animal 01
Personagem animal 02
O programa está pronto para ser lançado comercialmente em plataforma Linux de 64bits e depois para Windows e Mac OS X.
Links relacionados
Artigo da CG Society
Artigo da FX Guide
The Foundry
Weta Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário