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Malha é o resultado da junção de elementos geométricos dispostos lado a lado, criando uma superfície baseada em formas planares (polígonos) ou em curvas (splines). De forma análoga, um tecido possui uma justaposição de linhas do material que o compõe.
Existem basicamente dois tipos de elementos geométricos para esculpir tudo aquolo que quisermos: polígonos e NURBS (splines ou, de forma extremamente simples, curvas). Uma das maiores dúvidas é: qual delas usar? Podemos usar ambas para quase que tudo.
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Importante é sabermos que sempre que modelamos algo, para quê é destinado este nosso modelo. Isso porque há essencialmente duas funções nos objetos, personagens e cenários que modelamos: ficar estático ou ser animado através das formas básicas de manipulação (mover, rotacionar e escalonar) e a segunda é ser animado através de deformação da geometria que é mais conhecida pelo uso de bones (ossos em inglês).
Na figura à esquerda, há a apresentação da influência da quantidade de polígonos existentes na animação na dobra de um membro (como um braço, por exemplo).
Boa parte dos textos e todas as imagens eu retirei de minha dissertação de mestrado. A dissertação está disponível para consulta na biblioteca da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais desde o ano de 2008.
Links relacionados
Dissertação de mestrado de Arttur Ricardo
UFMG
Escola de Belas Artes da UFMG
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