domingo, 31 de janeiro de 2010

[ATUALIZADO] Tutorial sobre o B-Mesh

Uma das coisas que os usuários acostumados com o Blender sabem é que até a versão 2.49.2 ele só trabalha com faces que contenham até três ou quatro vértices. Isso, pelo que eu tenho visto nunca foi um problema. Na verdade sempre achei esta forma de trabalhar a mais correta, pois conduz a todos nós o bom costume de tentar trabalhar com as formas mais elementares da modelagem disponível nos programas tridimensionais.

Sempre disse aos meus alunos de outros softwares tridimensionais que era para nos acostumarmos a trabalhar desta forma (com quadriláteros e triângulos) para evitar que o próprio programa faça a conversão dos pentágonos, octógonos, e afins de forma diferente daquilo que nós realmente queremos. Principalmente quando os objetos geométricos estão sob deformação dos ossos (bones), por exemplo.

Com a forma tradicional de modelagem do Blender o usuário já é conduzido a este uso coerente com as necessidades de sua modelagem.

Entretanto, a nova versão 2.5 do programa que fornece nome a este Blog traz consigo o novo recurso do B-Mesh que possibilita termos faces com um número diferenciado de vértices e arestas.

Não acho que este recurso seja tão útil assim, mas compreendo o seu lançamento. A versão 2.5 do Blender veio para atrair novos usuários. A nova disposição de sua interface, a troca de nomenclaturas de alguns comandos ("IPO Curve Editor" para "Graphic Editor", por exemplo) e aquilo que chamo de universalização de atalhos vieram como atrativos para pessoas acostumadas com os famosos programas como o Maya e o Max (da Autodesk).

Se compararmos o Blender 2.5 com os programas acima citados veremos que a Fundação Blender jamais se aproximou tanto em termos funcionais daquilo que a Autodesk disponibiliza em seus softwares 3D.

Acredito que o maior número de usuários trará uma evolução mais rápida ao Blender, bem como uma mais fácil manutenção do mesmo. E, olhando por este lado, as novidades da nova versão são excelentes.

Assistam ao vídeo do B-Mesh. Afinal, pode ser que vocês que nos acompanham achem que o recurso é útil.



domingo, 24 de janeiro de 2010

Avatar superando Titanic

James Cameron com "Avatar" caminha para superar a si mesmo em arrecadação em comparação ao que fora obtido com Titanic. O site Box Office Mojo que registra a arrecadação dos filmes, traz o novo filme de Cameron a pouco menos de 6 milhões de dólares de seu antecessor.

1. Titanic $1,842,879,955
2. Avatar $1,836,143,000

Vale lembrar que os ingressos sofreram inflação, e que a concorrência fraca ampliou ainda mais as possibilidades do filme. Entretanto, desde 1997 que o cinema não via cifras tão grandes serem alcançadas em tão pouco tempo. A película do navio mais famoso do mundo demorou pouco mais de dois meses para obter o seu resultado. Já o filme com o planeta Pandora vem obtendo o resultado apresentado acima depois de cinco semanas.

Links relacionados:
http://www.boxofficemojo.com/

Tecnologia dos filmes 3D

Este vídeo é uma indicação de um grande amigo, o Hamilton. Seguidor de nosso blog. O vídeo é um pouco longo (54 minutos), mas com um conteúdo bastante interessante sobre a tecnologia utilizada nos filmes 3D. Ao Hamilton, pela dica e pela amizade, muito obrigado. A você que nos acompanha, assista, vale a pena.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

guia de iniciação ao blender 2.5 (em espanhol)

"Em meio a toda esta agitação criada em torno do lançamento da versão Alpha0 do Blender 2.5, nada melhor do que receber a notícia da publicação de um manual em espanhol muito bem produzido pelo artista Joaclint.

Neste excelente tutorial são apresentados alguns detalhes da mudança visual pela qual a interface do Blender passou da versão 2.49b para a 2.5. Com uma linguagem simples e objetiva, Joaclint explica o funcionamento de alguns comandos já conhecidos e dá dicas sobre atalhos e novos recursos.

Para baixar o tutorial acesse .pdf, ou então leia a versão online em Tutorial Blender 2.5 Alpha0"

TEXTO EXTRAÍDO DO SITE DA BLENDER BRASIL

blender 2.5 ambient occlusion tutorial

Cabelo poligonal

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

3d mesh capturada a partir do uso de vídeo

Este foi um dos vídeos mais curiosos que vi nos últimos meses sobre o Blender. Uma forma diferente de usá-lo em conjunto com o Voodoo. Achei as possibilidades muito promissoras apesar de, no vídeo apresentado abaixo ser pouco explorado.

No final das contas, depois de mostrar este vídeo a algumas pessoas e não perceber nelas o mesmo interesse, o divulgo aqui buscando pessoas interessadas em estudá-lo melhor.

Câmera projection no blender 2.50

meta man usando armatures (objeto dos ossos)

Pessoal, tem umas propagandas antes de o vídeo começar, mas ele funcion. Peço só um pouco de paciência.